Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

Entrevista: Conheça o novo vigário da Paróquia de Fátima, Pe. José Francisco

31 JAN 2017
31 de Janeiro de 2017

No domingo, dia 5 de fevereiro, a comunidade de Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG) recebe seu novo vigário paroquial, o padre José Francisco Ferreira. 

O presbítero será acolhido na celebração das 18 horas que acontece na igreja matriz.

Padre José Francisco nasceu em 21 de março de 1979, na cidade de Belo Horizonte (MG). Foi criado em Lagoa Santa (MG), na Região Metropolitana de BH.

Ordenado sacerdote em 2011, exercia seu ministério presbiteral na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Caldas (MG), quando foi comunicado de sua transferência para Pouso Alegre.

No último domingo, 29, ele presidiu sua última missa como vigário paroquial na matriz de Caldas (foto ao lado) e foi homenageado pelos paroquianos e amigos.

Em entrevista a Web Rádio 13 de Maio, padre José Francisco conta um pouco sobre sua vida e seu ministério. Ele fala também das expectativas sobre os trabalhos na Paróquia de Fátima.

Web Rádio 13 de Maio: Quem é Padre José Francisco?

Pe. José Francisco: Sou o mais novo entre três irmãos, gerados no seio de uma família simples, que cultiva a fé na Igreja de Cristo. Foi nesse berço que escutei o chamado do Divino Mestre para servir o povo de Deus em Sua Igreja, pelo Ministério Presbiteral. Ingressei no Seminário da Arquidiocese de Belo Horizonte no ano de 1998. Conclui os cursos de Filosofia e Teologia no ano de 2014, pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas. No período dos cinco anos seguintes, trabalhei lecionando as disciplinas de Filosofia e Atualidades em rede pública, no Ensino Médio. No ano de 2010 me mudei para a cidade de Santa Rita de Caldas, onde fiz estágio Pastoral, em preparação ao diaconato. Nesse mesmo período, ingressei na Arquidiocese de Pouso Alegre, a qual pertenço hoje. Gosto de artes, de chocolate, de animais (cachorro e cavalo), do Atlético Mineiro...

 

Web Rádio: Quando foi ordenado diácono e presbítero?

Pe. José Francisco: Aos 19 de março de 2011, Solenidade de São José, fui ordenado diácono, por Sua Eminência o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo (Arcebispo Emérito de BH), em Santa Rita de Caldas e, no mesmo ano, aos 22 de outubro, memória de São João Paulo II, ordenado Presbítero, na Catedral do Senhor Bom Jesus em Pouso Alegre, por Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O.Praem. Meus lemas: Ordenação Diaconal - “Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus.” (Rm 8,28). Ordenação Presbiteral – “O amor com que me amaste estará neles.” (Jo17,26).

 

Web Rádio: Onde o senhor já trabalhou?

Pe. José Francisco: No período de Seminário, participei de diversas experiências pastorais na capital mineira e região. Estágio admissional em Santa Rita de Caldas, após a Ordenação Diaconal. No ano de 2011, em Camanducaia, onde permaneci até o ano seguinte. Em dezembro de 2012, assumi a Paróquia de Ibitiura de Minas (MG) por três anos e, de lá vim para a paróquia de Caldas, como Vigário paroquial, no ano de 2016.

 

Web Rádio: Já conhece a Paróquia de Fátima?

Pe. José Francisco: Como tantos que andam pelas ruas pouso-alegrenses entre ofícios do dia a dia e encontram na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima uma sombra para o descanso junto a Deus, fiz diversas vezes esta experiência. Também tive a oportunidade de acompanhar, como diretor espiritual, uma Equipe de Nossa Senhora, composta por casais que, em sua maioria, são aí paroquianos.

 

Web Rádio: Qual a expectativa do senhor em relação aos trabalhos na Paróquia de Fátima?

Pe. José Francisco: Os meus dois lemas de Ordenação trazem como eixo a palavra “Amor”. Trago no coração uma certeza: cada cristão que, verdadeiramente, encontrou a Cristo e se sentiu amado por Ele, carrega no coração a certeza e a missão de levar consigo este mesmo Amor que cura, que leva nos pés a Esperança, tantas vezes escassa em nossos dias e que traz nas mãos a lâmpada da Fé, que ilumina e dá sentido a esta jornada. Assim, em cada passo de nossas vidas, acredito também que podemos abrir os caminhos do Redentor para a humanidade. Basta-me neste momento a inspiração de São Paulo: “Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,28).



[+] Serviço:

Missa de acolhida do padre José Francisco

Data: 05 de fevereiro de 2017

Horário: 18 horas

Local: Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pouso Alegre (MG)

Transmissão, ao vivo, pela Web Rádio 13 de Maio.


 

* Imagem: Reprodução/Facebook Paróquia N. Sra. do Patrocínio



Voltar
Tenha você também a sua rádio