Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

Sinos serão instalados na torre da matriz de Fátima

14 MAI 2018
14 de Maio de 2018

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG) vai instalar quatro sinos na torre da igreja Matriz. As peças em bronze foram abençoados pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR., durante a Missa Solene de Nossa Senhora de Fátima celebrada no dia 13 de Maio.

São quatro peças confeccionadas em bronze, sendo uma maior dedicada a Padroeira e as outras três menores dedicadas, cada uma, a um dos pastorzinhos de Fátima.

Os sinos chegaram na quinta-feira, 10 de Maio, e ficaram expostos no interior da igreja para visitação dos fiéis.

Agora as peças serão instaladas na parte externa da torre. Segundo o vigário paroquial, padre José Francisco Ferreira, os sinos começam a badalar na Solenidade de Corpus Christi, em 31 de Maio.


Campanha

Para a aquisição dos sinos a Paróquia de Fátima lançou uma campanha onde os devotos podem doar um valor preestabelecido.

A campanha continua e os interessados podem entrar em contato com a secretaria paroquial para mais informações: (35) 3422-5000.


Tradição

Os sinos existem desde o século V e foram de vasto uso na Idade Média. Eram particularmente usados nas comunidades monásticas para chamar os monges, que, durante o dia, se espalhavam por diversos locais dos mosteiros no cuidado de suas atividades, a fim de reuni-los para as orações na capela. 

Mais tarde, foi ficando comum ouvi-los também nas igrejas paroquiais, convidando o povo de Deus para a celebração da Eucaristia e para outros atos de piedade, como a oração do Ângelus três vezes ao dia.

Mas, além dessas funções “práticas”, os sinos das igrejas também têm um grande poder espiritual. Quando um novo sino é instalado em uma igreja, ele é tradicionalmente abençoado pelo bispo ou pelo pároco.


 

Antigamente, a cerimônia da bênção do sino espelhava a do batismo, e a atual cerimônia ainda exige o uso da água benta. Os sinos até recebem um nome, homenageando geralmente um santo padroeiro ou a Santíssima Virgem Maria. (Fonte: Aleteia)

 

 


* Imagens: Aline Fernandes/Pascom Fátima



Voltar
Tenha você também a sua rádio