Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

Juventude Universitária: protagonista da Evangelização

06 JUL 2015
06 de Julho de 2015
[Pe. Leandro Luís Mota Ribeiro]

A Igreja, mãe e mestra, tem a obrigação de educar. Aqueles que recebem dela os princípios para a vida cristã são chamados a vestir a camisa da evangelização, para assumir, assim, o nobre papel de defensores e propagadores da fé em Jesus Cristo.

Em 1998, a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o escritor Eurico de Andrade Neves Borba, (ex professor e ex Vice Reitor da PUC RIO, ex Secretario Executivo da Associação de Mantenedoras de Escolas Católicas, escritor, aposentado, residente em Ana Rech – RS), refletiu a situação da evangelização no meio universitário. É nesta linha que oriento a escrita deste meu artigo.

A “universidade no mundo de hoje” é a inquietação de sua reflexão. Embora seja um tema complexo, devido a fatores contrapostos à fé, especialmente no ambiente das escolas e universidades, das secretarias de educação e do problema da confessional manifestação religiosa, é possível acreditar na juventude como protagonista da evangelização, pois o jovem evangeliza outro jovem.

Nessa convicção, é urgente que reconheçamos que as escolas e universidades foram gestadas no seio da Igreja Católica. É grande o número de congregações religiosas que tem como missão a educação do povo de Deus.

A missão que a Igreja tem de educar os seus fiéis vai além da transmissão do conhecimento nu e cru das disciplinas. Perpassa a vida social, religiosa, educacional, cultural, governamental, institucional, afetivo-sexual e ecológico dos crentes. Todas essas realidades fazem parte do universo juvenil de um modo ou de outro, positiva ou negativamente, com maior ou menor intensidade e expressão, causas e efeitos.

O jovem fiel recebe da Igreja a Verdade primeira, por meio da transmissão da fé: Jesus, o ápice da revelação divina. O que fora legado à Igreja torna-se, por excelência, patrimônio a ser valorizado, defendido, protegido, propagado e anunciado com o testemunho de vida e de fé especificamente nas Universidades.

Em cada sala de aula, nos corredores, no processo de aprendizagem, nos conflitos interdisciplinares o jovem universitário católico, independente do curso que faça, é sinal sensível de Deus no mundo, pois é dele a missão de levar Jesus aos corações.

Os desafios: troca do dia pela noite, acesso rápido às informações, globalização, marginalização, pobreza, desemprego, competitividade no mercado de trabalho, sede insaciável de lucro, inversão de valores morais, saberes históricos, violência, intolerância e hostilidade humana, devem provocar em nós o desejo de sermos evangelizadores.

A Igreja os ama e, por amar a juventude, tem a distinta e inadiável missão de zelar por vocês universitários. Para isso, deve capacitá-los e instruí-los acerca da fé e da vida social; deve preparar com vocês uma frutuosa reflexão e eficazes meios para a sua atuação e evangelização no mundo universitário. Seja santo e santifique a universidade!

 

 

* Pe. Leandro Luís é vigário na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG)

 

 

[+] Outros artigos



Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!