Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

Historiador Fernando do Vale lança livro sobre a Paróquia de Fátima de Pouso Alegre

06 AGO 2020
06 de Agosto de 2020

Lançamento ocorre no ano em que a comunidade paroquial celebra seus 45 anos de criação


Nesta sexta-feira, 07 de agosto de 2020, o historiador pouso-alegrense Fernando Henrique do Vale realiza o lançamento do livro “Paróquia Nossa Senhora de Fátima: presença do amor maternal em Pouso Alegre”.

Devido a pandemia do novo coronavírus, o lançamento será às 19 horas, através de uma página criada no Facebook.

A obra é fruto de um trabalho de pesquisa e conta a história da segunda comunidade paroquial criada no município. Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura o projeto literário será lançado em formato digital.

Até o final do mês cerca de 500 exemplares do livro serão impressos e distribuídos gratuitamente para bibliotecas e instituições da cidade.

Em entrevista à Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o autor do livro conta como foi a execução do projeto, os desafios e as descobertas e como ocorrerá o lançamento.

 

Pascom Fátima: Como foi o processo de execução do projeto?

Fernando Vale: A ideia de se escrever um livro sobre a Paróquia de Fátima começou com um diálogo com o padre Adriano São João. No ano passado, em 2019, eu havia lançado um livro sobre a história da Catedral e daí cogitou-se a escrita da história da Paróquia de Fátima, a segunda paróquia de Pouso Alegre. Os trabalhos de pesquisa e da escrita do livro tiveram início em 2019 mesmo, por volta do mês de abril e maio. Durante a execução dessa pesquisa eu tive muita abertura da Paróquia de Fátima para consulta dos livros de tombo. Também tive acesso a documentos na Cúria Metropolitana e eu também já tinha uma documentação comigo, um arquivo pessoal. O Museu Histórico Municipal também foi fundamental para a pesquisa, bem como a Academia Pouso-alegrense de Letras. A redação do texto foi concluída no ano passado mesmo, para que eu pudesse inscrever o projeto na Lei de Incentivo à Cultura, pois era necessário o texto pronto. Foi um processo muito tranquilo e muito interessante observar a história da Paróquia de Fátima.

 

Pascom Fátima: Por que você escolheu a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima?

Fernando Vale: Eu sempre fico me perguntando e buscando, através dos arquivos e de livros já escritos, as temáticas abordadas por outros historiadores e memorialistas e percebi que a Paróquia de Fátima não tinha uma história organizada. Em 2000 foi elaborada uma revista em comemoração aos 25 anos da paróquia. Eu tive acesso a essa revista. Ela conta um pouco da história da Paróquia de Fátima, mas de maneira fragmentada, então pensei por que não escrever algo mais elaborado? No meu processo de escrita eu sempre tenho o tema principal sendo abordado com a história de Pouso Alegre. Então, quando o leitor ler o livro irá perceber que o objeto central é a Paróquia de Fátima, mas a história de Pouso Alegre, do Sul de Minas e um pouquinho da história do Brasil e até mesmo de história geral, quando eu trato das aparições de Nossa Senhora de Fátima, estão entrecruzadas. E esse ano também se comemora os 45 anos da fundação da paróquia. É uma história recente, um desafio para o historiador, mas eu encarei o desafio e espero ter atingido um pouco da meta estabelecida.

 

Pascom Fátima: Você encontrou obstáculos na execução do projeto?

Fernando Vale: Eu não encontrei quase nenhum obstáculo. Os arquivos da Paróquia de Fátima na época do padre Adriano São João foram disponibilizados pra consulta. Eu digitalizei, transcrevi e inclui no meu texto. A Cúria Metropolitana sempre esteve de portas abertas. O Museu Histórico Municipal, a Academia de Letras, todos estiveram prontamente abertos. Penso eu que a maior dificuldade que é o processo da Lei de Incentivo à Cultura, mas nada que atrapalhe. É um desafio que se torna vencido. E quando se torna vencido, quando se torna conquistado é um grande prêmio, uma grande dádiva para a nossa vida e também para a vida das outras pessoas. É um documento que tento deixar para a posteridade, para as gerações futuras.

 

Pascom Fátima: Você destaca alguma particularidade ou peculiaridade dessa comunidade paroquial constatada durante seus trabalhos de pesquisa?

Fernando Vale: A Paróquia de Fátima foi a segunda paróquia de Pouso Alegre [criada em 1975]. Um ano após foi criada a Paróquia do Santuário [Imaculado Coração de Maria], apesar da igreja [construção] ser mais antiga, de 1905, mas como paróquia ela foi posterior a Paróquia de Fátima. No entanto, o processo de criação da paróquia teve início com a Capelinha de Fátima, que teve origem a partir de um sonho do Monsenhor Octaviano [Lamanéres], que era pároco da Catedral. Na década de 1950, o mundo e o Brasil estavam recebendo a visita de uma imagem peregrina [de Nossa Senhora de Fátima] vinda de Portugal. Porém ela [a imagem] não iria passar por Pouso Alegre. Estando a caminho de Juiz de Fora e Belo Horizonte, a imagem parou um dia na Diocese da Campanha, na cidade de Campanha, e Monsenhor Vieira e o doutor Jésus Ribeiro Pires ficaram sabendo e solicitaram da Campanha que a imagem passasse pelo menos algumas horas em Pouso Alegre. A cidade recebeu essa visita. Foi um momento de grande festividade, comoção e devoção. Dias depois, Monsenhor Octaviano teve um sonho onde Nossa Senhora pedia a ele para construir uma capela em favor dela. Nesse sonho ele via até mesmo o lugar da construção. Então, ele chamou um acólito e saíram de carro procurando o lugar até que identificaram uma colina, um ponto mais alto, onde hoje está localizado o bairro de Fátima I e ali se construiu a capela. Dom José [D’Ângelo Neto – arcebispo de Pouso Alegre], anos mais tarde, já tinha a intenção de criar outra paróquia na cidade. No início eles ficaram em dúvida a quem eles iriam denominar a paróquia. De início seria Nossa Senhora Mãe de Deus, mas depois decidiram criar a paróquia com o título de Nossa Senhora de Fátima, isso na década de 1970. Daí começa o processo de aquisição de um terreno pertencente à Vila Vicentina, que acabou doando a área onde hoje está localizada a matriz da Paróquia de Fátima. No período da construção as celebrações eram feitas onde é a sede do Círculo Operário. A partir da construção, na época do padre Geraldino Arantes, as celebrações foram então transferidas para as dependências da Paróquia de Fátima. Não foi algo de uma hora para a outra, sendo realizado todo um processo de conscientização, que contou com a participação do Cônego Carvalhinho, do próprio Dom José D’Angelo, que foi um protagonista muito importante nessa história, padre Gervásio Cunha e do padre Geraldino Arantes. Após vem o Monsenhor Júlio [Perlatto] que termina a construção [da matriz], sendo sucedido ao longo dos anos pelos padres João Faria, José Raimundo, Vonilton, Dimas, Marco Aurélio, Adriano e agora o padre Jésus Andrade.

 

Pascom Fátima: Como será o lançamento do livro? Como as pessoas podem adquirir a obra?

Fernando Vale: Como nós estamos vivenciando um momento difícil, devido a pandemia, as medidas em favor da saúde nos pedem o distanciamento social, então todos os projetos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura estão sendo feitos por meios digitais. Nós criamos uma página no Facebook com o título do projeto para que as pessoas possam acessar e curtir a página e nela nós vamos transmitir na sexta-feira, dia 07, uma fala sobre a importância desse livro e também estou estudando a possibilidade de fazer uma live [transmissão ao vivo]. Nesse dia também será lançado uma cópia digital que será enviada a todas as pessoas que quiserem adquirir, tudo gratuito, pois o projeto é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Logo após vai chegar a cópia física que será distribuída para instituições de Pouso Alegre, como Biblioteca Pública Municipal, escolas, faculdades e instituições que arquivem esse tipo de material e também a Paróquia de Fátima. Nós vamos lançar também um e-mail para que as pessoas se cadastrem para receber uma cópia física dos livros excedentes. Ao todo são 500 livros que serão impressos e distribuídos para as instituições e as primeiras pessoas que se cadastrarem. A obra é totalmente gratuita e as pessoas que não conseguirem uma cópia física poderão acessar e ter uma cópia digital.

 


O autor


Fernando Henrique do Vale é formado em Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (Facapa) e em História pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

É autor e coautor das seguintes obras: "Mercado Municipal de Pouso Alegre: o cotidiano na cidade" (com Ana Eugênia Nunes de Andrade, 2014); "Pouso Alegre em cores" (com o artista plástico Henrique Monteiro, 2015) e “Catedral de Pouso Alegre: espaço de fé e sociabilidade” (2019).

Atualmente é diretor do Museu Histórico Municipal Dona Egídia Maria de Jesus, em Espírito Santo do Dourado (MG). É membro efetivo da Academia Pouso-Alegrense de letras ocupando a cadeira n°13 cujo patrono é Dom João Batista Corrêa Nery.

 



[+] Serviço:

Livro: Paróquia Nossa Senhora de Fátima: presença do amor maternal em Pouso Alegre

Autor: Fernando Henrique do Vale

Lançamento: 07 de Agosto de 2020

Local: Facebook Paróquia Nossa Senhora de Fátima: presença do amor maternal em Pouso Alegre

Horário: 19 horas





* Imagens: Reprodução/Divulgação/Redes Sociais




Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!