Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

No Carmelo, Paróquia de Fátima abre novena mensal em preparação ao jubileu de 80 anos

27 JAN 2023
27 de Janeiro de 2023

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG) participou na noite de 26 de janeiro de 2023 da primeira noite da novena mensal em preparação ao Jubileu de 80 anos do Carmelo da Sagrada Família.

A Santa Missa da novena foi presidida pelo pároco padre Jésus Andrade Guimarães e concelebrada pelo padre Lucas Crispim. A liturgia contou com a participação de uma das equipes de canto de Fátima e teve a presença de fiéis paroquianos.

Nesta primeira noite, o tema abordado foi “A fundadora do Carmelo”, fazendo uma reflexão sobre a Serva de Deus Maria Imaculada da Santíssima Trindade, a Mãezinha. Ao longo do ano, todo dia 26, um novo tema será refletido pelo padre convidado a presidir a Eucaristia.

A novena mensal está sendo transmitida pela Web Rádio 13 de Maio e pode ser acompanhada às 19 horas, quando o dia 26 for entre segunda-feira a sábado, ou às 8 horas quando a data cair em um domingo.

 

Tríduo

Concluindo a caminhada preparatória, em outubro está programado um tríduo, nos dias 26 a 28, para a data celebrativa dos 80 anos do Carmelo que ocorrerá em um domingo, 29 de outubro. Para a ocasião, estão sendo esperados o arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, juntamente com outros bispos que concelebrarão a Santa Missa jubilar. Os detalhes ainda não foram divulgados.

 

Temas do Jubileu

Janeiro: “A fundadora do Carmelo”

Fevereiro: “Dom Delfim e os bispos no decorrer dos 80 anos do Carmelo”

Março: “O Carmelo provisório”

Abril: “O Divino Esmoler e São José”

Maio: “A construção do Carmelo da Sagrada Família: nossa gratidão a amigos e benfeitores”

Junho: “Transladação do Carmelo”

Julho: “Construção da Capela.”

Agosto: “A fundação de Campos”

Setembro: “A páscoa da Mãezinha e seu processo de canonização”



Fundação

O Carmelo da Sagrada Família foi fundado em Pouso Alegre em 26 de outubro de 1943 por quatro irmãs vindas do Carmelo Santa Terezinha, de Campinas (SP). A formação da comunidade monástica ficou a cargo da Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade, nomeada priora do novo mosteiro. Ao chegaram a cidade, as religiosas se estabeleceram em uma casa localizada na praça João Pinheiro, no Centro, onde funcionou provisoriamente o Carmelo, até 1957.

Em 1954, sem recursos financeiros, mas ricamente confiante na Providência Divina, a Madre dá início a construção do Carmelo definitivo, na parte alta da rua Comendador José Garcia. O casarão em que residiam estava em estado deteriorado. Com a ajuda de amigos e benfeitores dos mais diversos lugares do país, as obras vão acontecendo. Em 29 de setembro de 1957 ocorre a transladação das irmãs para o mosteiro regular.

O Carmelo ainda não estava totalmente concluído, mas a parte da clausura já possibilitava à instalação das religiosas que estavam vivendo no precário casarão da João Pinheiro. Já no novo espaço e com a continuidade das obras externas à clausura, foram construídas a Capela, a casa das irmãs externas, os muros e a organização do quintal e da frente do novo mosteiro. Todo o conjunto arquitetônico foi concluído no início da década de 1980.

Em 1986, Mãezinha envia nove irmãs para fundarem o Carmelo de Campos (RJ). Em 20 de janeiro de 1988, a fundadora do Carmelo de Pouso Alegre parte para junto de Deus, com fama de santidade. Seu processo de beatificação e canonização tramita em Roma, junto a Congregação para as Causas dos Santos.

Em 2019, a Prefeitura de Pouso Alegre declara tombado o conjunto arquitetônico do Carmelo da Sagrada Família que passa a integrar o patrimônio histórico e cultural do município.

 


 

* Imagens: Márcia Miranda/Pascom Fátima

* Imagens: Reprodução/Carmelo da Sagrada Família

 



Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!