No último domingo, 20 de agosto de 2023, a paroquiana de Fátima Rosimeyre Grego assumiu a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança para o mandato 2023-2026. Esta é a terceira vez que Rose Grego, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre (MG), fica a frente da Pastoral da Criança na Arquidiocese sul-mineira.
A apresentação da nova coordenação ocorreu durante a Santa Missa celebrada na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Na ocasião foi realizada a leitura do documento de nomeação, assinado pelo arcebispo metropolitano Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR.
A Eucaristia foi presidida pelo padre Sebastião Márcio Maciel, pároco e assessor eclesiástico da Pastoral da Criança na arquidiocese e teve a participação especial da nova coordenação arquidiocesana.
Rosemeyre Grego atua na Pastoral da Criança há 25 anos. Ela sucede a senhora Marlene Juvêncio que esteve a frente dos trabalhos pastorais no último triênio e também participou da Santa Missa.
Pastoral na Arquidiocese
De acordo com a coordenação, na Arquidiocese de Pouso Alegre a Pastoral da Criança está presente nas cidades de Bom Repouso, Brazópolis, Itajubá, Itapeva, Ouro Fino, Paraisópolis, Pouso Alegre e Sapucaí Mirim.
Durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus os trabalhos ficaram suspensos. Atualmente as atividades com as famílias assistidas acontecem em 11 paróquias e atendem a aproximadamente 509 crianças.
Pastoral no Brasil
Fundada em 1983, a Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atualmente faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora.
Conforme informa em sua página na internet, suas principais ações são o acompanhamento de crianças de zero a seis anos e acompanhamento de gestantes por meio de líderes voluntários que vivem nas próprias comunidades que atuam.
Conheça os trabalhos da Pastoral da Criança no país.
* Imagem: Divulgação/Arquidiocese de Pouso Alegre