Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

Retiro quaresmal abordará "As Obras de Misericórdia"

06 FEV 2016
06 de Fevereiro de 2016
Como de costume, todos os anos no período da Quaresma a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG) realiza um retiro quaresmal. 

Os encontros acontecem sempre as sextas-feiras nas comunidade Matriz, Santa Rita de Cássia (BH) e São Sebastião (Cidade Jardim). 

Neste ano, o tema escolhido para as pregações está relacionado ao Ano Jubilar da Misericórdia. Durante as semanas que antecedem a Páscoa os fiéis estudarão "As Obras de Misericórdia".

Nas comunidade Santa Rita e São Sebastião o retiro começa às 5 horas. Na matriz terá início às 5h30 e será concluído com a Santa Missa. Neste dia não haverá a celebração das 7 horas.



Obras de Misericórdia

As obras de misericórdia são aquelas com que socorremos os nossos próximos nas suas necessidades corporais ou espirituais. As obras de misericórdia são 14: sete corporais e sete espirituais.

São obras de misericórdia corporais são: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar pousada aos peregrinos; assistir aos enfermos; visitar os presos; e, enterrar os mortos.

Já as obras de misericórdia espirituais são: dar bom conselho; ensinar os ignorantes; corrigir os que erram; consolar os aflitos; perdoar as injúrias; sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; e, rogar a Deus pelos vivos e defuntos.


Jubileu da Misericórdia 

Leia a Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia

O Ano Santo da Misericórdia teve início no dia 8 de dezembro de 2015 e terminará em 20 de novembro deste ano. Ele foi proclamado pelo Papa Francisco. “Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse o Santo Padre ao anunciar a celebração.

A Igreja Católica tomou como influência o jubileu hebraico e lhe deu um sentido mais espiritual. Cada Ano Santo é uma oportunidade para alimentar a fé e renovar o compromisso de ser um testemunho de Cristo. Também é um convite à conversão.

Na tradição católica, o Jubileu consiste em que durante 1 ano se concedem indulgências aos fiéis que cumprem certas disposições eclesiais estabelecidas pelo Vaticano. O Jubileu pode ser ordinário ou extraordinário. A celebração do Ano Santo Ordinário acontece em um intervalo de anos já estabelecido. Já o Ano Santo Extraordinário se proclama como celebração de um fato destacado.

O primeiro ano jubilar foi convocado em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII. Estabeleceu-se que os seguintes jubileus se comemorassem a cada 25 anos, com o objetivo de que cada geração experimente pelo menos um em sua vida.

O último Jubileu da Igreja foi proclamado pelo Papa São João Paulo II para comemorar os 2000 anos do nascimento de Cristo.



Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!