Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

Processo da Mãezinha do Carmelo é concluído na arquidiocese e enviado a Roma

26 OUT 2014
26 de Outubro de 2014

Na manhã do último sábado (25) aconteceu no Carmelo da Sagrada Família de Pouso Alegre (MG) a sessão de clausura de encerramento da fase diocesana do processo de beatificação e canonização da Serva de Deus Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade, a Mãezinha.

Após oito anos de trabalho chega ao fim a fase diocesana que investiga a vida e a fama de santidade da fundadora do Carmelo de Pouso Alegre.

A sessão de clausura contou com a presença do arcebispo dom José Luiz Majella Delgado, CSsR., o arcebispo emérito dom Ricardo Pedro Pedro Chaves Pinto Filho, O.Praem., o postulador geral da ordem dos carmelitas descalços padre Romano Gambalunga, OCD,  que veio de Roma especialmente para a sessão de clausura, o juiz delegado e chanceler do arcebispado monsenhor José Dimas de Lima, o promotor de justiça da causa de canonização padre Jésus Andrade Guimarães e dois fiéis leigos.

Padres de Pouso Alegre e região, religiosos e religiosas também estiveram no Carmelo, além de fiéis de diversos lugares. Agora toda a documentação segue para Roma, onde será analisado e estudado pela Congregação para a Causa dos Santos.

Após a sessão o metropolita presidiu Missa em Ação de Graças pelos trabalhos realizados nesta primeira fase. A Eucaristia foi concelebrada pelo arcebispo emérito e pelo postulador geral.

Confira mais fotos no Facebook da Paróquia de Fátima.

Saiba mais

O processo de beatificação e canonização da Mãezinha do Carmelo foi aberto em 2006, durante uma sessão realizada na capela do mosteiro, na presença do hoje arcebispo emérito dom Ricardo Pedro, O.Praem., padres, religiosos e leigos. Desde então, foram levantados documentos pertencentes à Mãezinha e coletados relatos e depoimentos de pessoas que tiveram contato com a madre, bem como recebidos inúmeros relatos de graças alcançadas por intercessão da Serva de Deus.

Madre Maria Imaculada chegou a Pouso Alegre acompanhada de algumas irmãs, todas vindas do Carmelo de Campinas (SP). As religiosas foram recebidas com muito carinho e devoção, no dia 25 de outubro de 1943. No dia seguinte, 26 de outubro de 1943, era fundado oficialmente o Carmelo da Sagrada Família, na Praça João Pinheiro, no casarão onde hoje funciona o Instituto de Previdência do Município de Pouso Alegre (IPREM). 

Somente na década de 1950 teve início a construção do Carmelo definitivo, localizado à rua Comendador José Garcia. A construção do mosteiro só foi possível graças a providência divina e a ajuda de inúmeros benfeitores de toda a cidade, da região e de outras partes do país. A mudança do Carmelo provisório para o definitivo aconteceu em 29 de setembro de 1957, local este onde a Serva de Deus viveu até o falecimento, em 20 de janeiro de 1988.


Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!