Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

Imagem da padroeira é enviada para restauração

27 SET 2016
27 de Setembro de 2016

Os paroquianos e devotos de Nossa Senhora de Fátima que visitarem a igreja matriz não encontrarão a bela imagem da padroeira que fica no nicho localizado em um dos lados da mesa eucarística.

A réplica da Virgem de Fátima foi retirada no domingo (25), após a Missa das 20 horas, para ser enviada a São Paulo (SP) onde passará por um processo de restauração.

Um dos objetivos do envio da imagem e da azinheira é garantir a preservação do patrimônio cultural e histórico da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG). 

O trabalho de restauração está a cargo de Márcia Rizzo, especialista em arte sacra e restauração de afrescos, igrejas, imagens e objetos sacros. 

Dentre outros trabalhos realizado, Rizzo foi a responsável por restaurar os afrescos do Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Na Arquidiocese de Pouso Alegre ela trabalhou nas imagens dos santuários de Monte Sião e de Santa Rita de Caldas.

O trabalho de restauração das peças deve durar de dois a seis meses, dependendo do estado em que elas estiverem. Com este trabalho será resgatada a pintura original da padroeira.

A restauração da imagem também é uma forma da Paróquia de Fátima se preparar para a comemoração dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, no ano de 1917.


Custos

Para custear a restauração a Paróquia de Fátima conta com a doação dos devotos que podem colaborar diretamente na secretaria paroquial ou ao final das missas celebradas nos finais de semana na matriz. O valor exato da restauração ainda não foi divulgado.


Padroeira

A padroeira de Fátima é uma réplica de Nossa Senhora do Rosário cuja imagem original se encontra no santuário em Portugal. 

Esculpida em madeira, ela é um presente oferecido pelo governo português em 1975, por ocasião da instalação da segunda comunidade paroquial de Pouso Alegre, ocorrida em 13 de maio daquele ano (imagem ao lado).

Nestes 41 anos em que se encontra na Paróquia de Fátima, a imagem recebeu uma única pintura. Com o objetivo de preservá-la, o trabalho realizado na época acabou por esconder suas características originais, que agora serão resgatadas pela restauradora.


Patrimônio

Em 2014, a Paróquia de Fátima realizou uma pintura para conservação e combate a ferrugem nos dois nichos que se encontram no altar. O sacrário, que estava desgastado pela ação do tempo, também foi recuperado.





Imagens: Éder Couto/Web Rádio 13 de Maio - Pascom Fátima





Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!