Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

Santuário de Fátima presenteia Paróquia com relíquias dos Santos Pastorinhos

27 ABR 2019
27 de Abril de 2019

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG) foi presenteada pelo Santuário de Fátima (Portugal) nesta sexta-feira (26) com relíquias dos Santos Pastorinhos Jacinta Marto e Francisco Marto. 

As relíquias, de Segundo Grau, foram entregues ao vigário paroquial Padre José Francisco Ferreira, na sede da Postulação dos Patorinhos, em Fátima e se tratam de partículas das urnas onde foram sepultados os pastorinhos nos anos de 1919 e 1920, falecimento de Francisco e Jacinta, respectivamente.

Os fragmentos serão entronizados na igreja Matriz de Nossa senhora de Fátima no dia 04 de Maio, quinto dia da Trezena em preparação para a festa da padroeira. Uma procissão sairá do Carmelo da Sagrada Família, às 17h30, trazendo as relíquias que serão depositadas no altar durante a Missa das 18 horas. 

A Eucaristia será presidida pelo pároco Padre Adriano São João e terá a presença do Coral “Vozes de Euterpe”, de Brazópolis (MG) e dos integrantes do Movimento “Restauradores do Coração de Maria”.


Confira algumas imagens da visita do padre José Francisco a Portugal.


Classificação das Relíquias

A Igreja Católica classifica as relíquias dos santos em três graus ou classes, conforme ordem de maior a menor importância. As de 1º Grau estão relacionadas a partes do corpo, tais como ossos, unhas, cabelo, sangue etc. As relíquias de 2º Grau são de objetos de uso pessoal do santo, como roupas, cajados, crucifixos etc. Por fim, as de 3º Grau são de objetos que apenas eventualmente tocaram o corpo do santo, como os lenços, pedaços de pano etc.

 

Veneração a Relíquias

Segundo o diretor de Arte Sacra da Arquidiocese Primaz do México, Padre José de Jesus Aguilar, em entrevista concedida ao Grupo ACI/EWTN Notícias, e reproduzida no ano passado pela agência de notícias católicas GaudiumPress, para compreender a importância da devoção às relíquias deve-se entender primeiro o pensamento humano.

"Há muitos lugares onde as pessoas vão para ver a guitarra de Jim Morrison, a roupa de Michael Jackson ou o piano de Beethoven, assim como alguns túmulos de pessoas famosas ou importantes que recebem certa veneração. O mesmo ocorre no mundo da Fé. Para o homem católico, os Santos, que são os grandes heróis", ressalta o sacerdote.

Quando a Igreja Católica propõe a devoção às relíquias dos Santos, atende a um sentimento religioso dos fiéis, seguindo uma antiga tradição.Por terem praticado as virtudes em grau heroico, os Santos são apresentados como modelos aos cristãos, e suas relíquias são cercadas de respeito e veneração.

 

 

* Imagens: Arquivo Pessoal/Pe. José Francisco Ferreira

 


Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!