O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre (MG) e diretor do Curso de Teologia da Faculdade Católica de Pouso Alegre (Facapa), Padre Adriano São João, é um dos 74 autores que colaboraram na redação do ' Dicionário do Concílio Vaticano II', lançado pelas editoras Paulus e Paulinas, sob a coordenação de João Décio Passos e Wagner Lopes Sanchez.
Padre Adriano São João escreveu os seguintes verbetes: Batismo; cardeais brasileiros no Concílio; Pericle Felici; Clemente J.C. Isnard; Louis-Joseph Lebret; Armando Lombardi; Dom Fernando Gomes Santos; Johannes Gerardus Maria Willebrands.
A obra possui mais de 1.100 páginas, 281 verbetes históricos e interpretativos das principais personagens, documentos, temas e orientações conciliares e está a venda nas livrarias e pelo site da Paulus e das Paulinas.
O 'Dicionário do Concílio Vaticano II' apresenta chaves de leitura sobre o significado fundamental do Concílio, em nome da coerência da fé e da razão, com foco voltado para a Igreja latino-americana.
A obra vem ao encontro dos apelos do Papa Francisco para uma Igreja em saída, capaz de dialogar com as pessoas do tempo atual, levando em consideração suas alegrias e esperanças, tristezas e angústias.