Menu

"Comunicando o amor de
Deus através da música!"

Sacramentos


Esta página leva até você as informações básicas de cada sacramento, convidando-o a entrar em contato mais direto com nossa secretaria e outras instâncias paroquiais e eclesiais, caso deseje receber algum dos sacramentos.

Seja bem vindo! Seja bem vinda!


Batismo

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito (porta da vida espiritual) e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra (Catecismo da Igreja Católica - CIC 1213).


Na Paróquia de Fátima

A celebração do Batismo em nossa paróquia é realizada sempre! Todo final de semana em alguma igreja (comunidade) de nossa paróquia e em horários bem diversificados. Caso haja necessidade especial de alguma família, pode-se combinar para durante a semana.



Preparação

Para a realização do batismo é necessária uma preparação, e esta se faz em encontros de oração e formação dos interessados (pais e padrinhos). Dos escolhidos para o apadrinhamento se requer condições próprias da vida cristã e católica.

Antes de escolher o padrinho e a madrinha, conheça as exigências da vida católica para este compromisso cristão, evitando-se assim algum tipo de dificuldade na ocasião da celebração.

Importante, mesmo durante a gravidez, já se realizar a preparação sem atropelos, já que ela não é dispensável.

Estas orientações dizem respeito ao batismo de crianças de 0 a 7 anos de idade. Para maiores de 7 anos e os adultos que não foram batizados e desejam, existem orientações específicas.

Para mais informações, entre em contato com nossos colaboradores presencialmente em nossa secretaria paroquial ou por telefone (35) 3422-500 ou WhatsApp (35) 99811-2522.



Confirmação (Crisma)

Com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã", cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça batismal.

Com efeito, os batizados "pelo sacramento da Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo" (CIC 1285).


Preparação

Tal qual o Batismo, o sacramento da Confirmação ou Crisma, é realizado após uma devida preparação. Esta preparação, geralmente na comunidade e num período catequético, demanda mais tempo e estando concluída será realizada a celebração na presença do Bispo. Por isso, ela acontece comunitariamente e em poucas vezes ao ano ou apenas uma vez, por ocasião da visita do Bispo à paróquia.

Também algumas condições, as mesmas do batismo, são necessárias para aquele e aquela que deverão ser o padrinho ou a madrinha.

Adultos que não foram crismados e que desejam, um caminho próprio será oferecido para a recepção do sacramento.

Faça uma visita à nossa coordenação de Catequese para Crisma e obtenha outras informações. Entre em contato com a nossa secretaria paroquial pelo telefone (35) 3422-500 ou WhatsApp (35) 99811-2522.



Eucaristia

"A sagrada Eucaristia completa a iniciação cristã. Aqueles que foram elevados à dignidade do sacerdócio real pelo Batismo e configurados mais profundamente com Cristo pela Confirmação, esses, por meio da Eucaristia, participam, com toda a comunidade, no próprio sacrifício do Senhor. O nosso Salvador instituiu na última ceia, na noite em que foi entregue, o sacrifício eucarístico do seu corpo e sangue, para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até voltar, o sacrifício da cruz, confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da glória futura" (CIC 1322).


Preparação

A Eucaristia é recebida pela primeira vez, também após uma preparação catequética de algum tempo na comunidade e após a confissão dos pecados. A recepção pela primeira vez acontece solenemente e em comunidade nos dias antecipadamente preparados.

Após a Primeira Comunhão, o fiel recebe a comunhão sempre que pode nas celebrações de sua comunidade ou em outra oportunidade. Para tal recepção do sacramento da comunhão são necessárias algumas disposições daquele que comunga, de acordo com a fé católica.

Esta comunhão acontece, preferencialmente, dentro da missa, também chamada de Eucaristia, que é celebrada diariamente em nossas Igrejas.

Adultos que desejam fazer a sua Primeira Comunhão, pois não a fizeram quando mais novos por algum motivo, busque informações para uma preparação que lhe será oferecida devidamente.

Visite nossa catequese preparatória e inscreva seu filho como catequisando para que ele possa receber no tempo oportuno a Eucaristia.

Para mais informações entre em contato com a nossa secretaria paroquial pelo telefone (35) 3422-500 ou WhatsApp (35) 99811-2522.




Confissão

"Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão".

É chamado sacramento da Conversão, porque realiza sacramentalmente o apelo de Jesus à conversão e o esforço de regressar à casa do Pai  da qual o pecador se afastou pelo pecado. É chamado sacramento da Penitência, porque consagra uma caminhada pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação por parte do cristão pecador. É chamado sacramento da Confissão, porque o reconhecimento, a confissão dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento.

Num sentido profundo, este sacramento é também uma "confissão", reconhecimento e louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador. É chamado sacramento do Perdão, porque, pela absolvição sacramental do sacerdote, Deus concede ao penitente "o perdão e a paz" . É chamado sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: "Deixai-vos reconciliar com Deus" (2 Cor 5, 20) (CIC 1422).

A primeira confissão dos pecados acontece dentro do processo catequético no caminho da Eucaristia, ao refletir sobre a misericórdia de Deus e, aí no sacramento, a experimenta. Antes de receber a comunhão, se necessário, faz-se a confissão.


Quando confessar

Pelo menos uma vez ao ano o católico é convidado a fazer a sua confissão, mas é importante buscar sempre que necessária esta realidade sacramental. 

Para a realização do sacramento da Reconciliação se faz necessário o arrependimento (contrição), a confissão dos pecados diante do sacerdote, a absolvição dos pecados e a satisfação que é cumprir a penitência que foi dada para a reparação do mal cometido.

Para se confessar, o penitente pede a bênção ao padre, diz quando foi sua última confissão, acusa os pecados, ouve a orientação que lhe possa ser dada, recebe uma penitência a ser cumprida, reza o ato de contrição e recebe o perdão das faltas cometidas com o compromisso de emendar-se.


Na Paróquia de Fátima

Entre em contato com a nossa secretaria paroquial e informe-se dos dias e horários de atendimento dos padres: telefone (35) 3422-5000 ou WhatsApp (35) 99811-2522.




ATO DE CONTRIÇÃO

Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável.

Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, misericórdia!



Unção dos Enfermos

"Pela santa Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, toda a Igreja encomenda os doentes ao Senhor, sofredor e glorificado, para que os alivie e os salve: mais ainda, exorta-os a que, associando-se livremente à paixão e morte de Cristo, concorram para o bem do povo de Deus".

A doença e o sofrimento estiveram sempre entre os problemas mais graves que afligem a vida humana. Na doença, o homem experimenta a sua incapacidade, os seus limites, a sua finitude. Qualquer enfermidade pode fazer-nos entrever a morte.

A doença pode levar à angústia, ao fechar-se em si mesmo e até, por vezes, ao desespero e à revolta contra Deus. Mas também pode tornar uma pessoa mais amadurecida, ajudá-la a discernir, na sua vida, o que não é essencial para se voltar para o que o é. Muitas vezes, a doença leva à busca de Deus, a um regresso a Ele (CIC 1499).

Antigamente dizia-se da “Extrema Unção”, quando a pessoa estava no extremo dessa vida e a morrer e sem consciência, pedia o padre. Era quase que um anúncio da morte. Daí, o receio de chamar o padre, pensando que se chama a morte juntamente.

Não se deve ter medo de chamar para seu parente e nem de pedir quando se está enfermo, pois é sacramento para o vivo, para aquele que está debilitado em sua saúde. É força de Deus!

Não se chama o padre a toda doença e nem a “qualquer espirro”, mas em ocasiões de profunda enfermidade, idade avançada, risco de morrer numa cirurgia.

Diz o Catecismo da Igreja Católica (CIC): "A Unção dos Enfermos 'não é sacramento só dos que estão prestes a morrer. Por isso, o tempo oportuno para a receber é certamente quando o fiel começa, por doença ou por velhice, a estar em perigo de morte'."

Se um doente que recebeu a Unção recupera a saúde, pode, em caso de nova enfermidade grave, receber outra vez este sacramento. No decurso da mesma doença, este sacramento pode ser repetido se o mal se agrava. É conveniente receber a Unção dos Enfermos antes duma operação cirúrgica importante. E o mesmo se diga a respeito das pessoas de idade, cuja fragilidade se acentua.

Em necessidade, entre em contato com a secretaria de sua paróquia e peça a visita do padre.



Matrimônio

"O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os batizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento".

A Sagrada Escritura começa pela criação do homem e da mulher, à imagem e semelhança de Deus, e termina com a visão das "núpcias do Cordeiro" (Ap 19, 9). Do princípio ao fim, a Escritura fala do matrimônio e do seu "mistério", da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação "no Senhor" (1 Cor 7, 39), na Nova Aliança de Cristo e da Igreja (CIC 1601).

A grandiosidade do mistério sagrado do matrimônio exige uma séria preparação que começa com a busca séria de um  namoro de conhecimento do outro e o tempo do noivado que prepara mais de perto para se assumir este sacramento.

É um ato sagrado e da Igreja e não apenas um ato social. Tenham os noivos muitos cuidados na preparação e na realização para que não deixem de se ater ao principal que é a realidade religiosa, sacramental e litúrgica do casamento. Numa bonita abertura ao que oferece a Igreja é possível uma bela celebração do seu sonho.


Preparação

É necessária uma preparação, além do namoro e noivado, mais perto da realização da celebração, a ser feita em qualquer outra paróquia. Os "padrinhos" são testemunhas, portanto não há as mesmas exigências para padrinhos como no caso do Batismo e Crisma. Importante é que os noivos busquem a paróquia para informações, agendamento, etc e não deleguem a terceiros.

A celebração acontece numa realidade religiosa: no Templo, numa liturgia própria, numa musica cristã e numa participação ativa dos noivos. Deve-se preservar o caráter religioso, tantas vezes esquecido por toda uma "indústria do casamento".


Na Paróquia de Fátima

Seja bem vindo para juntos prepararmos a celebração do seu matrimônio. Oferecemos alguns dias, horários e igrejas pré-fixados, mas pode-se combinar de outro modo se necessário e se possível.

Em nossa secretaria paroquial você será atendido pessoalmente para sanar suas dúvidas e encaminhar seu casamento da melhor forma.



Ordem

"A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.

A palavra Ordem, na antiguidade romana, designava corpos constituídos no sentido civil, sobretudo o corpo dos que governavam, Ordinatio designa a integração num ordo. Na Igreja existem corpos constituídos, que a Tradição, não sem fundamento na Sagrada Escritura, designa, desde tempos antigos, com o nome de táxeis (em grego), ordines (em latim): a liturgia fala assim do ordo episcoporum – ordem dos bispos –, do ordo presbyterorum - ordem dos presbíteros – e do ordo diaconorum – ordem dos diáconos.

Há outros grupos que também recebem este nome de ordo: os catecúmenos, as virgens, os esposos, as viúvas... A integração num destes corpos da Igreja fazia-se através dum rito chamado ordinatio, ato religioso e litúrgico que era uma consagração, uma bênção ou um sacramento.

Hoje, a palavra ordinatio é reservada ao ato sacramental que integra na ordem dos bispos, dos presbíteros e dos diáconos, e que ultrapassa a simples eleição, designação, delegação ou instituição pela comunidade, pois confere um dom do Espírito Santo que permite o exercício dum 'poder sagrado' (sacra potestas) que só pode vir do próprio Cristo, pela sua Igreja.

A ordenação também é chamada consecratio consagração –, porque é um pôr à parte e uma investidura feita pelo próprio Cristo para a sua Igreja. A imposição das mãos do bispo, com a oração consecratória, constituem o sinal visível desta consagração" (CIC 1536).

 

Preparação

Para a recepção do sacramento da Ordem são necessários longos anos de preparação dentro do Seminário, após a constatação mais acertada possível da vocação do jovem rapaz para o sacerdócio, tendo sido acompanhado pela Pastoral Vocacional.

O interessado na vida sacerdotal ou religiosa de especiais consagrações deve procurar o padre em sua paróquia e estabelecer um contato inicial para que ele possa encaminhá-lo devidamente.


Seminário Nossa Senhora Auxiliadora

Na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), o interessado (vocacionado) deve entrar em contato com o nosso Seminário e a Pastoral Vocacional:

Av. Monsenhor Mauro Tommasini, 75, São Carlos, Caixa Postal 186, CEP 37557-007, Pouso Alegre, MG.

E-mail: [email protected]

Página no Facebook: @seminariopousoalegre

Site: seminariopa.wordpress.com

Telefone: (35) 3422–3232

Youtube: comunicação seminário

E-mail: [email protected]



Tenha também o seu site. É grátis!